sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

O cinema brasileiro perde Francis Vale

O cinema brasileiro perdeu nesta sexta-feira (08) um de seus grandes nomes. Aos 72 anos morre o cineasta cearense Francis Vale. Sua vida foi marcada pela crença na arte como elemento essencial à transformação da sociedade e à melhoria da vida do povo.

Cineasta, produtor cultural, escritor e compositor ele já cuidava dos preparativos para a edição 2018 do Festival de Jericoacoara Cinema Digital, que realizava desde 2010 e que neste ano chegara à sua sexta edição. Estava realizando o trabalho de divulgação de seu mais recente filme, o documentário “Trem da Alegria – Arte, Futebol e Ofício”, rodado em sua maior parte no Rio de Janeiro, com depoimentos de ex-jogadores de futebol profissionais.
Uma das marcas da trajetória de Francis Vale, que militou no movimento estudantil foi a resistência à ditadura Civil-militar instalada no Brasil desde 1964.
Fez parte da criação da mostra que daria origem ao Cine Ceará, que é um dos maiores festivais do setor em toda América latina.
“Francis Vale, cineasta, escritor, produtor e militante da cultura brasileira, defensor combativo da democracia e das causas coletivas, faleceu durante essa madrugada. Perde a cultura brasileira, em especial a cearense, e todos aqueles que acreditam na justiça social e na democracia”, destacou o cineasta Duarte Dias, curador de cinema do Cineteatro São Luiz, de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário